Considerada a “profissão mais antiga do mundo”, a prostituição é definida no dicionário, como “troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afetivos ou prazer”, ou seja, consiste em uma relação de troca entre sexo e dinheiro, não sendo uma regra, já que pode entrar no acordo bens materiais, informação, entre outros interesses. By Roberta Leal ..

Exploração sexual Infantil

Estudo sobre a Prostituição Infantil
Segundo o Diário Popular O governo federal apresentou um estudo sobre a prostituição infantil, um problema que afeta milhares de crianças e meninas e que registra índices preocupantes em 937 cidades do país. "Este é o estudo mais completo sobre a exploração sexual no Brasil e entre as iniciativas já impulsionadas para enfrentar esse problema", afirmou o secretário especial para Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Miranda comentou que a pesquisa também investigou como operam as cerca de 240 rotas usadas para o tráfico nacional e internacional de menores de idade destinados à exploração sexual. O secretário destacou que, com as informações obtidas conjuntamente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Universidade de Brasília, o governo poderá iniciar uma política adequada para enfrentar esse problema. "O que faltava no Brasil era saber onde estavam e quantos eram os municípios onde esse problema é mais preocupante, para assim podermos realizar as ações necessárias", ressaltou. O estudo determinou que 298 municípios do nordeste, uma das zonas mais pobres do país, registram os mais altos índices de prostituição infantil, o que em parte se explica pela pobreza e o analfabetismo característicos da região.

Vergonha

É uma vergonha nacional. É um crime contra nossas jovens. E não é algo que possa ser combatido hipocritamente com ações policiais nas portas dos hotéis. A prostituição em larga escala de nossas crianças e adolescentes é uma conseqüência direta da política macroeconômica: quando o senhor Meirelles mantém em patamares absurdos as taxas básicas de juros, ele está induzindo meninas nordestinas a ganharem a vida na rua; quando o senhor Palocci faz um superávit primário de mais de R$ 80 bilhões por ano, está estimulando a prostituição de nossas adolescentes.
Afundamos numa crise social sem precedentes e nossas elites dirigentes não se dão conta disso, muito satisfeitas pelo fato de terem capturado em suas redes um presidente da República que, por sua origem, parece ser uma boa pessoa para controlar a insatisfação do povo, assim como para atender inconscientemente os interesses das próprias classes dominantes. Acontece que isso tem limite. Vemos esse limite na degradação da infra-estrutura, na ponte da Regis Bitencourt que cai por falta de manutenção, no desemprego e no subemprego, na criminalildade, na insegurança, no aumento da prostituição infantil. É só olhar para ver: a política econômica contracionista está deixando sua marca não só na prostituição infantil, mas em toda vida social brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário